kinder

Venha fazer a Zuera conosco

ADE Conjunto 04 - Lote 07, Loja 1 - CEP 71.986-000
Águas Claras/DF (próximo ao Barril 66)
(61) 3371-8941 / (61) 3383-2130 / (61) 8483-3051
 zuera@zueradf.com.br

Notícias / Dicas

ORGANIZANDO UMA FESTA DE CRIANÇA

06/11/2012

ORGANIZANDO UMA FESTA DE CRIANÇA

Evite surpresas: calcule a quantidade de comida

Escolher um cardápio para festa de criança é uma tarefa relativamente fácil, pois basta manter o foco naquilo que as crianças gostam de comer e, a partir daí, considerar o horário e o local da festa, a idade média das crianças, o número de convidados e também quantos destes são adultos. Nem precisamos comentar que os adultos adoram o cardápio das festas infantis.

Calcular os itens servidos para os convidados evita desgastes de última hora – como sair correndo para comprar o refrigerante que acabou. Cada criança costuma consumir oito salgados, quatro docinhos e seis copos pequenos de refrigerante. Para os adultos, aumente um número em cada item.

Também é interessante programar a festa com antecedência de, aproximadamente, três meses para garantir que os profissionais envolvidos possam atender aos pedidos na data prevista.

Tema

Deve ser definido no início do planejamento para a festa, já que irá orientar cores e formas de todos os itens da comemoração - até dos docinhos! Quem deseja fugir dos tradicionais personagens pode usar a criatividade para inventar temas lúdicos e divertidos. Sugerimos alguns temas: “As meninas irão gostar de chá de bonecas, princesa, festa de jardim e festa de quintal. Para os meninos recomendamos fazendinha, pequeno príncipe, futebol e carros.

Decoração

Para compor uma decoração econômica e charmosa é possível recorrer as própria empresas de festas que fazem decoração com balões, de acordo com o tema escolhido pelos pais.

Convites

Hoje não existe nenhum problema em enviar um convite virtual aos pais das crianças convidadas. Se você não abre mão dos convites de papel, já existem lojas virtuais onde é possível personalizar o artigo através do site e recebê-los em casa. Também existem empresas que oferecem convites artesanais e charmosos, ideais para festas que saem do lugar comum.

Lembrancinhas

Seguindo a onda ecofriendly, você pode oferecer vasinhos com mudinhas de plantas no final da festa. Além de decorar a mesa do bolo, os doces também podem ser uma lembrancinha especial. O pote de brigadeiro com colher ou a palha italiana são excelentes opções para entregar no final da festa.

INSTRUÇÕES

Se a festa ocorrerá em um Buffet não há maiores preocupações em relação ao cardápio, pois normalmente estas empresas contam com variadas opções conforme a faixa etária dos convidados e as solicitações do contratante. Aqui o mais importante é acertar na escolha, então busque referências sobre a empresa, conheça todas as instalações com antecedência (a cozinha, banheiros, áreas de lazer, salão de festas, brinquedos, estrutura e segurança em geral). Confira a limpeza e a higiene, a procedência dos alimentos e também o armazenamento.

Não se esqueça de confirmar se há alvará de funcionamento e visite o local mais de uma vez antes do dia agendado para a festa.

Se a festa ocorrerá na escola, na sua casa ou em outro local próprio o cardápio deverá ser escolhido conforme a faixa etária das crianças e o horário do evento.

A) Festas para crianças de 01 a 04 anos (horário do lanche da tarde):

Aposte num cardápio simples e o mais saudável possível. Sugestão: bolo de chocolate com o mesmo motivo da decoração da festa ou ainda, com confeitos coloridos, min bolos de chocolate (réplicas do bolo central), brigadeiros, beijinhos, potinhos coloridos com gelatina, mini sanduíches com queijo e peito de peru ou com ricota e patês, mini pastéis assados com recheio de carne ou frango, três sabores de sucos naturais, água mineral e também refrigerantes (opção de bebida para adultos). As crianças nesta faixa etária não precisam de muita variedade, mas de alimentos fáceis de segurar, comer e digerir. Você pode colocar na mesa algumas guloseimas mastigáveis, tais como: jujubas, balas de goma, marshmallows e pirulitos de chocolate.

B) Festas para crianças a partir de 04 anos (horário do lanche da tarde):

O cardápio já pode ser mais elaborado. Sugestão: bolo de chocolate com o mesmo motivo da decoração da festa ou ainda, com confeitos coloridos, mini bolos de chocolate (réplicas do bolo central), brigadeiros, beijinhos, dois outros tipos de docinhos, mini hot-dogs, mini hambúrgueres, mini sanduíche com peito de peru, queijo, alface e tomate cereja mais quatro opções de salgadinhos assados ou fritos. Três sabores de sucos naturais, água mineral e também refrigerante. As crianças vão adorar uma mesa bem colorida e decorada com guloseimas.

C) Festa almoço ou jantar em casa ou local próprio:

Nestes horários, normalmente há uma maior participação de adultos, então opte por um cardápio com dois tipos de massas (com molho à bolonhesa e queijos, por exemplo), arroz branco e colorido, carnes de gado e de frango grelhadas, saladas verdes e de legumes. Para beber, tenha opções de suco natural, água mineral, refrigerante e, exclusivamente para os adultos, vinho ou cerveja. Reserve uma mesa decorada (bem colorida) para a sobremesa e sirva quatro tipos de docinhos (brigadeiros não podem faltar), dois tipos de doces de copinhos (sabores mousse de limão e “bicho de pé” são bem aceitos) e um bolo de chocolate decorado. Enfeite com guloseimas, pois todos adoram.